Skip to content

Categories:

DEUS E AS RELIGIÕES

O Mistério da Vida, fragilidade e sua finitude,   preocupam o Espírito Humano Desde o Primeiro Instante de consciencia . Quem sou ?,  de onde vim?,   para onde vou?  Qual a Razão de Minha Vida ? Inquieto , o Homem Procurou e continua Procurando Respostas .

Sem encontrar Explicações no Mundo Visível  dos seus limitados sentidos de percepção, restou ao homen o sobrenatural, unico capaz de lhe aquietar a alma .

Os Mistérios se explicariam Pela Existência de entidades sobrenaturais com Poderes Sobre os Homens e a Vida,  os raios,   tempestades,   ventos  e terremotos e outras Mais .

Com a  -Cidade Antiga-, Reunião dos Clãs com objetivos comuns de conquista ou defesa ,    alguns dos deuses mais populares passaram a ser os Protetores da Cidade. O Poder e os deuses continuaram Juntos,  embora, com a Cidade,  separados fisicamente entre a Coroa e  o  sacerdocio.   o poder e os deuses continuaram juntos,  exercendo o poder e autoridade sobre os cidadãos.

Nas Guerras de então acreditava- se que os deuses lutavam ao lado dos exercitos e dos reis que protegiam.  Os derrotados eram destruídos e substituidos pelos vencedores.   A revolta dos Povos Pela destruição dos seus Deuses tornavam  as   Conquistas sempre precárias e Temporárias.   A Rebelião era uma constante . Lutava -se Pelos Deuses,   humilhados pelos conquistadores.

Os grandes impérios viram isso e ,  como Roma,   passaram, politicamente,  a respeitar os panteões dos Povos dominados , preferindo Incorpora-los a humilha-los  e destrui-los. A Política Passou a prevalecer Sobre a ” Vontade dos Deuses Vencedores “.   Os impérios passaram a ter  mais Estabilidade e  serem mais  duradouros.

O mundo Foi tornando- se Pequeno e com Interesses maiores.   Uma profusão de Deuses era um entrave a  união maior dos Povos.  Os Judeus viram isso e se fizeram como nação pela crença em Deus único  -primaiera grande religião monoteísta- ,  que, do mesmo modo que os deuses antigos,  marchava Junto com seu povo eleito e seus exércitos,  firmou com êles uma Aliança divina.  Roma Seguiu os passos do Judaísmo. Quando Constantino viu que o Império corria o risco de lhe escapar das Mãos,   aderiu ao Cristianismo , convocou Deus e o carregou nos estandartes de suas Legiões,  patrocinou a criação da Igreja de Roma,  segunda grande religião monoteísta,   embora, é  certo, que a Estratégia de Roma passou pela  absorção dos deuses dos Povos,  adotando seus eventos e datas religiosas e substituindo as estatuas dos panteões pelas Imagens dos Santos do Cristianismo.  Finalmente Maomé, unindo os povos Arabes,   criou o Seu Exército de conquista, em Volta do Deus Único – Alá – ,  criando a terceira grande religião monoteísta . O poder e as Religiões continuaram Juntos,   garantindo o controle e a autoridade sobre os povos .

É inegável o grande valor das Religiões na educação dos Povos,   na promoção da ética , da moral, dos bons costumes.   Eu Mesmo sou ex- aluno de Colégio pertencente a uma Entidade religiosa do mais Alto Nível que conheci.   Propago ainda hoje,   a minha sólida Formação,  firmemente ancorada na ética,   na Responsabilidade e cidadania.

Mas o fanatismo e o radicalismo estão presentes em todas as religiões,   praticando atos contra a Humanidade e contra o próprio Deus Que propagam.   Em nome de Deus os Homens São levados a loucura,  com a exteriorização de toda a selvageria primitiva e animal.  Matam.  torturam,   exploram,   seviciam,   estrupam,   roubam .

Deus EXISTE e  discordar disso é irracional.   Está presente em todos e em tudo.  Somos parte da grande obra da divin,   que,   um dia,   teremos o Privilégio de entender.

Creio em Deus e ELE é minha ancora.   Já as Religiões , Criações Humanas , dcpendem de Projeto cultural e educacional , moral e ético , Não Sendo relevante e Fazendo qualquer tipo de diferença, o Deus que dizem representar.

As Religiões merecem todo o nosso Respeito e Apoio, enquanto educadoras.   Mas  desde que não coloquem em primeiro plano sua pretensão de se Investir  da Representação divina.

É o Meu Ponto de Vista

ODILON SOARES

odilonsoares@odilonsoares.com

INFORME-SE.