Skip to content

Categories:

200 ANOS DE TIRO

ESCORÇO HISTÓRICO

 A COMPETIÇÃO DE TIRO REMETE AO ADVENTO DA PÓLVORA, CRIAÇÃO CHINESA QUE OS ÁRABES LEVARAM AO SOLO EUROPEU. OS PRIMEIROS TORNEIOS DE TIRO AO ALVO SURGIRAM APENAS NO SÉCULO XIX, COM COMPETIÇÕES NA SUÉCIA , LOGO SE ALASTRANDO PARA O RESTO DA EUROPA.    

UMA DAS ENTIDADES MAIS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE FOI A NATIONAL RIFLE ASSOCIATION, DOS ESTADOS UNIDOS, FUNDADA EM 1.871. POSTERIORMENTE FOI CRIADA A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TIRO ESPORTIVO (ISSF) QUE HOJE POSSUI 154 PAÍSES FILIADOS.   

A EUROPA É O PRINCIPAL CONTINENTE NO MUNDO DO DESPORTO DO TIRO, COM PAÍSES FORTÍSSIMOS EM TODAS AS MODALIDADES, COMO SUIÇA, FRANÇA, DINAMARCA, NORUEGA E HOLANDA. FORA DO CONTINENTE OS ESTADOS UNIDOS SÃO OS PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS.   

O DESPORTO DO TIRO ESTÁ PRESENTE COMO ESPORTE OFICIAL NAS OLIMPÍADAS DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA ERA MODERNA, EM 1896, EM ATENAS, FICANDO FORA APENAS DAS EDIÇÕES DE 1904, EM ST. LOUIS, NOS ESTADOS UNIDOS, E EM 1928, EM AMSTERDÃ, NA HOLANDA. TAMBEM ESTÁ PRESENTE NAS COMPETIÇÕES DO PARAOLÍMPICO.   

AS MULHERES DISPUTARAM PELA PRIMEIRA VEZ EM 1968 E CONQUISTARAM A PRIMEIRA MEDALHA EM 1976 PELA ATLETA MARGARET MURDOCK.   

NOS ESTADOS UNIDOS AS ESTATISTICAS DOS ULTIMOS TRÊS ANOS REVELARAM QUE O DESPORTO DO TIRO – COM RIFLES, ARMAS DE MÃO E ARMAS DE CHUMBO (ESPINGARDAS) – SÃO MAIS POPULARES DURANTE O VERÃO QUE OS OUTROS ESPORTES HISTÓRICAMENTE MAIS PRATICADOS. SUPERAM A PRÁTICA DO TÊNIS, SOFTBALL, JET-SKI, ESQUI AQUÁTICO, MOUTAIN BIKE, ALPININSMO E CAIAQUE, DE ACORDO COM OS NÚMEROS MAIS RECENTES DA AMERICAN SPORTS DATA (ASD), DISPONÍVEIS NO SITE DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE ESPORTES DE TIRO (NSSF EM INGLÊS).   

OS NÚMEROS POR 100 HABITANTES:   

  • MOUTAIN BIKE 2,4 %
  • ESQUI AQUÁTICO 2,9%
  • JET SKI 3,5%
  • SOFTBALL 6,0%
  • TÊNIS 6,8%
  • TIRO 6,9%

E O NÚMERO DE PRATICANTES POR TIPO DE ARMA:   

  • ARMAS DE CHUMBO (ESPINGARDAS) 5.850.000
  • ARMAS DE MÃO (REVOLVERES, PISTOLAS) 12.139.000
  • RIFLE, CARABINAS, FUZIS 14.343.000

TOTAL = 32.332.000

     

NO BRASIL O DESPORTO DO TIRO SURGIU COM A IMIGRAÇÃO EUROPEIA, PRINCIPALMENTE ALEMÃES E ITALIANOS, QUE SE FIXARAM NOS ESTADOS DA REGIÃO  SUL DO PAÍS.

CONSERVANDO OS HÁBITOS E COSTUMES EUROPEUS, FUNDARAM DIVERSOS CLUBES DE CAÇA E PESCA E INICIARAM O TIRO ESPORTIVO EM NOSSA PÁTRIA COM A COMPETIÇÃO QUE CHAMARAM DE “TIRO AO REI”, REALIZADA NAS COLONIAS ALEMÃS.   

EM 1899 FOI CRIADO N0 RIO GRANDE DO SUL O TIRO NACIONAL, COM A FINALIDADE DE INCREMENTAR A PRÁTICA DO TIRO AO ALVO. EM 1906 FOI CRIADA A CONFEDERAÇÃO DO TIRO BRASILEIRO, REUNINDO AS SOCIEDADES E CLUBES DE TIRO JÁ EXISTENTES.   

NO RIO DE JANEIRO, EM 1914, SURGE O REVOLVER CLUBE E EM 03 DE AGOSTO DE 1919 É INAUGURADO O ESTANDE DE TIRO DO FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE, DANDO O IMPULSO NECESSÁRIO AO DESPORTO DO TIRO BRASILEIRO, QUE SE TRADUZIU NA CONQUISTA DA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO OLIMPICA DO BRASIL, PELO DESPORTISTA GUILHERME PARAENSE NA OLIMPÍADA DA ANTUÉRPIA (HOLANDA) NO ANO DE 1920.   

EM 1923 FOI FUNDADA NO RIO DE JANEIRO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO COM ESTATUTO BASEADO NA UIT (UNIÃO INTERNACIONAL DE TIRO), EXTINTA EM 1927 EM VIRTUDE DA CRIAÇÃO DA CBD (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS), ORGÃO GOVERNAMENTAL.   

FINALMENTE EM 1935 RESURGE A FBT (FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO). CHAMADA A REESTRUTURAR O TIRO BRASILEIRO CONSEGUIU BONS RESULTADOS EM BERLIM, APESAR DE NÃO CONQUISTAR MEDALHAS.   

APÓS O PERÍODO CONTURBADO DA 2ª GUERRA MUNDIAL, NO AUDITÓRIO DA ABI (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA), NO ANO DE 1947, FOI CRIADA A CONFEDERÇÃO BRASILEIRA DE TIRO.   

ATUALMENTE MILHARES SÃO OS ATLETAS ORGANIZADOS EM CENTENAS DE CLUBES E FEDERAÇÕES, QUE PRATICAM O DESPORTO DO TIRO EM NOSSO PAÍS. COMPETINDO EM INUMERAS PROVAS LOCAIS E REGIONAIS E NOS CAMPEONATOS OFICIAIS ESTADUAIS E NACIONAIS, LEVAM AS CORES E A NACIONALIDADE BRASILEIRA ATÉ AS PISTAS INTERNACIONAIS, AMERICANAS, EUROPEIAS E MUNDIAIS.   

A HISTÓRIA DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO DA CIDADE DE BLUMENAU, EM SANTA CATARINA, SINTETIZAM A HISTÓRIA DO TIRO BRASILEIRO, NÃO SÓ PELAS TRADIÇÕES CULTURAIS, COMO PELO ESPÍRITO DE ASSOCIATIVISMO DOS COLONOS EUROPEUS.

 EM 1859 FIZERAM SURGIR NA COLONIA DE BLUMENAU O PRIMEIRO CLUBE DE CAÇA E TIRO, O SCHUTZENVEREIN BLUMENAU.   

OS CLUBES DE CAÇA E TIRO, ALÉM DE PRESERVAREM OS COSTUMES E TRADIÇÕES TRAZIDOS NA BAGAGEM PELOS IMIGRANTES, REPRESENTAM RELEVANTE PAPEL SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVO.   

A SCHUETZENFEST (FESTA DOS ATIRADORES) ERA AGUARDADA PELOS COLONOS PARA O ENCONTRO COM OS AMIGOS.   

AS ARMAS UTILIZADAS PELOS IMIGRANTES PARA PROTEÇÃO DA FAMÍLIA, DAS PROPRIEDADES E DO COMÉRCIO CONTRA SAQUEADORES E INVASORES, VIRAVAM EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS NAS COMPETIÇÕES DE TIRO. AOS PRAZERES DESTE ESPORTE, INTERCALAVAM-SE A SOCIABILIDADE E A INCLINAÇÃO PARA ORGANIZAR GRANDES FESTAS, DAS QUAIS TODA A POPULAÇÃO PARTICIPAVA. O ATIRADOR MAIS HÁBIL E´(ERA) PROCLAMADO REI DOS ATIRADORES. TAMBEM SE ASSISTIA, APRECIAVA E SE APLAUDIA MUITOS CORAIS E PEÇAS TEATRAIS. DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO É QUE SURGIU, EM 1.860, A PRIMEIRA PEÇA TEATRAL APRESENTADA PELO GRUPO LIDERADO PELA SENHORA ROSE GAERTNER.   

AS SOCIEDADES DE ATIRADORES TAMBEM CONTRIBUIRAM PARA A DEFESA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SÓCIOS QUE SE APRESENTARAM COMO VOLUNTÁRIOS DA NOVA PÁTRIA.   

HOJE BLUMENAU TEM 36 CLUBES DE TIRO, A OKTOBERFEST, UMA DAS MAIORES FESTAS DO BRASIL, É A MAIOR DIVULGADORA DAS TRADIÇÕES E COSTUMES DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO. O MUNICÍPIO PRESTA RELEVANTE HOMENAGEM AOS CLUBES DE CAÇA E TIRO ENTREGANDO MOÇÃO A CADA REI E RAINHA DAS DIVERSAS SOCIEDADES E INSTITUIU O DIA 22 DE MARÇO COMO O DIA MUNICIPAL DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO.   

  

O TIRO PRÁTICO

É UMA MODALIDADE DESPORTIVA ONDE OS ATLETAS UTILIZAM ARMAS PARA EXECUTAR EXERCÍDIOS TÍPICOS DA COMPETIÇÃO, EM ALVOS DE PAPEL OU METAL. CONHECIDA COMO IPSC (ARMA CURTA – REVOLVER – PISTOLA, ARMA LONGA – CARABINA – ESPINGARDA– FUZIL) É UMA DAS MODALIDADES MAIS PRATICADAS E COM O MAIOR CRESCIMENTO NO NÚMERO DE DESPORTISTAS, NO MUNDO E NO BRASIL.   

O ATLETA DO TIRO PRÁTICO PRECISA ALIAR PRECISÃO, POTÊNCIA E VELOCIDADE, DENTRO DE UMA COMBINAÇÃO VENCEDORA. OS PONTOS OBTIDOS NOS ALVOS SÃO DIVIDIDOS PELO TEMPO DO PERCURSO DA PISTA DE TIRO. ALVOS MÚLTIPLOS, ALVOS QUE SE MOVEM, ALVOS QUE REAGEM QUANDO ALVEJADOS, PENALIDADES AO ALVEJAR ALVOS NÃO PERMITIDOS MISTURADOS OU COBRINDO PARCIALMENTE OS OUTROS ALVOS, OBSTÁCULOS, MOVIMENTOS, TÁTICAS DE COMPETIÇÃO, E, EM GERAL QUALQUER OUTRA DIFICULDADE QUE O DESENHISTA DE PISTAS INVENTE SE COMBINAM PARA MANTER A EXPECTATIVA DOS ATLETAS E DOS ESPECTADORES.   

ESTE NOVO E DINÂMICO ESTILO DE ATIRAR COMPETITIVAMENTE, TEVE ORIGEN NA CALIFORNIA, EUA, NO INÍCIO DOS ANOS 50. RÁPIDAMENTE SE ESPALHOU PELOS OUTROS CONTINENTES, EUROPA, AUSTRÁLIA, AMÉRICA DO SUL E CENTRAL E ÁFRICA.   

A IPSC (INTERNATIONAL PRACTICAL SHOOTING CONFEDERATION) FOI FUNDADA OFICIALMENTE EM COLUMBIA, MISSOURI, EUA, EM MAIO DE 1.976. A UNIÃO DA PRECISÃO, POTÊNCIA E VELOCIDADE, COMO ELEMENTOS DE IGUAL VALOR, FOI DEFINIDA NO ESTATUTO E RESULTOU NO MOTE – DVC – DILIGENTIA, VIS, CELERITAS – (PRECISÃO, POTENCIA E VELOCIDADE) PARA REFLETIR O BALANÇO OBJETIVADO.   

HOJE A IPSC TEM ABRANGENCIA INTERNACIONAL QUE REGULAMENTA E ORGANIZA AS PROVAS COM A UTILIZAÇÃO DE ARMAS CURTAS E ARMAS LONGAS– CARABINAS, RIFLES, FUZIS E ESPINGARDAS-. OS CAMPEONATOS MUNDIAIS SÃO REALIZADOS A CADA TRÊS ANOS, SENDO O PRÓXIMO NO ANO DE 2.011 NA GRECIA. O MUNDIAL DE 2.008 FOI REALIZADO NA CIDADE DE BALI NA INDONÉSIA, COM BOM DESEMPENHO DAS EQUIPES BRASILEIRAS, INCLUSIVE COM O TÍTULO MUNDIAL NA CATEGORIA STANDARD SENIOR POR EQUIPES.   

NO BRASIL A IPSC ESTÁ ORGANIZADA EM VINTE E TRES FEDERAÇÕES ESTADUAIS E UMA CONFEDERAÇÃO NACIONAL, COM ESTATUTOS, REGULAMENTOS E PROCEDIMENTOS DITADOS PELAS NORMAS INTERNACIONAIS.   

EM SÃO PAULO A FPTP – FEDERAÇÃO PAULISTA DE TIRO PRÁTICO – REGULAMENTA E ORGANIZA OS CAMPEONATOS DO SEU CALENDÁRIO OFICIAL – ESTADUAIS E REGIONAIS – E AS PROVAS DO CIRCUITO NACIONAL REALIZADAS NO NOSSO ESTADO.   

FPTP – FEDERAÇÃO PAULISTA DE TIRO PRÁTICO

2009 / 2010

AÇÃO E RESPONSABILIDADE

 

OS CLUBES DE TIRO FILIADOS A FEDERAÇÃO PAULISTA DE TIRO PRÁTICO – FPTP-, SÃO ENCONTRADOS EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO – CAPITAL E CIDADES DO INTERIOR-.  

 AS EQUIPES PAULISTAS SÃO AS MAIS REPRESENTATIVAS E NUMEROSAS NOS CAMPEONATOS DOS CIRCUITOS NACIONAIS E MUNDIAIS, CONTANDO COM ALGUNS DOS MELHORES ATLETAS DO BRASIL E DO MUNDO.  

  
INFORME-SE.