Skip to content

Categories:

ESPORTE COMPLETO

Tiro Prático – Esporte Completo

Esforço cognitivo, coordenação motora, explosão, equilíbrio e suavidade são exigências para o atleta do tiro prático que pretende atingir boa performance no esporte. Esforço cognitivo para a rápida e ampla percepção das distâncias, obstáculos e dificuldades de pistas de tiro sempre inéditas e para o planejamento mental estratégico da sua execução. Coordenação motora para conseguir que a sua estrutura músculo esquelética responda na intensidade e velocidade exigidas pela explosão nos deslocamentos e na suavidade da redução da velocidade, parada e acionamento do mecanismo do equipamento e no equilíbrio para o balanço entre as visadas sobrepostas a obstáculos, janelas portas etc.

A preparação física com exercícios aeróbicos e musculares além da natação é indispensável para o atleta, da mesma forma que a dança de salão desenvolve o seu equilíbrio, a suavidade e delicadeza dos movimentos. O atleta com resistência aeróbica, força muscular, equilíbrio e suavidade nos movimentos obtém o melhor aproveitamento no seu treinamento, traduzindo isso em boa performance nas pistas de tiro.

O tiro prático é isso, um esporte completo para a saúde física e mental e que promove um gratificante convívio social, contribui significativamente para nossa qualidade de vida, combate o alzheimer e a arteriosclerose. Espero que a percepção dos inegáveis benefícios do tiro prático um dia alcance os programas de qualidade de vida e de preparação para a aposentadoria de executivos, das grandes empresas.

É o meu ponto de vista.

ODILON SOARES

odilonsoares@odilonsoares.com

INFORME-SE.